Localizada na Rua Martiniano de Carvalho, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo é uma das igrejas mais tradicionais de São Paulo. A arquitetura histórica carregada de elementos da tradição colonial brasileira, esconde traços que se misturam ao nascimento e colonização da capital paulista. Os Carmelitas, ramo mais antigo e originário da Ordem do Carmo, iniciaram sua fundação em São Paulo no ano de 1594, com frei Antônio de São Paulo.
Naquele mesmo ano, fundaram uma pequena igreja, que mais tarde se transformou em uma bonita igreja e um Convento, na esquina Rua do Carmo, atualmente Avenida Rangel Pestana. Anos mais tarde, em 1928, após a compra de um terreno na rua Martiniano de Carvalho, começaram-se as obras do que anos depois viria a se tornar a Basílica Nossa Senhora do Carmo.
Ela foi oficialmente inaugurada em 1934 e foi elevada à categoria de Basílica Menor em 1950, por decreto de Sua Santidade, o Papa Pio XII. A Basílica acolhe milhares de fiéis em busca de orações e consolo.
É de origem de Nossa Senhora do Carmo a tradição do Escapulário, difundida mundialmente ao longo dos anos. A Basílica possui ainda um claustro e um convento onde recebe estudantes da Ordem do Carmo de todo o País.